Torneio de Pesca do Marlim ganha categoria nacional

Rei da Suécia é um dos adeptos do esporte em Canavieiras
Ascom

O Torneio de Pesca do Marlim, a ser realizado em dezembro próximo terá categoria nacional. A decisão tomada pelo ministro da Pesca, Hélder Barbalho, era uma reivindicação do prefeito Almir Melo e foi acatada pelo Ministério da Pesca, através de um pedido do deputado federal Lúcio Vieira Lima.

O Torneio de Pesca do Marlim é realizado anualmente em Canavieiras pelo Yacht Clube da Bahia como uma das etapas estadual. Agora, como o certame é nacional, mais competidores e embarcações passarão a participar do evento, pois já fará parte do calendário de eventos nacional do Ministério da Pesca.

A solicitação foi feita recentemente pelo prefeito Almir Melo, por intermédio do secretário municipal de Obras e Transportes, Almir Melo Júnior, que participou de audiência com o ministro da Pesca, Hélder Barbalho. Com outro status, o Torneio de Pesca do Marlim e o Festival da Pesca do Marlim, receberão novo formato, com a presença de mais atrações.

De acordo com o ministro da Pesca, Hélder Barbalho, o Torneio de Pesca do Marlim também poderá alcançar a categoria internacional, a depender das condições e infraestrutura em que será realizado este ano. Para isso, a Prefeitura de Canavieiras e o  Yacht Clube da Bahia irão desenvolver um novo planejamento para que os eventos tenham pleno êxito e alcance o novo patamar.

Outra providência a ser tomada para que o Torneio de Pesca do Marlim seja ampliado é a dragagem da foz do Rio Pardo (boca da Barra da Atalaia), para que receba embarcações de maior calado. A Prefeitura já elaborou projeto solicitando a obra, que está sendo analisada pelos técnicos do Ministério da Pesca.

Atualmente existem grupos empresariais dispostos a investir no turismo náutico em Canavieiras, através da construção de um grande pier, com capacidade de atracar cerca de 70 lanchas de até 80 pés. O projeto já foi analisado pela pela Prefeitura, acerca das questões de meio ambiente e está sendo avaliado pela Marinha do Brasil.

Com a implantação da marina, uma série de serviços agregados irão acompanhar o desenvolvimento econômico e social da das atividades turísticas, a exemplo do ramo de hotelaria, com o oferecimento de novos leitos, bares e restaurantes. “Além do mais, ampliaríamos a geração de emprego e renda com os serviços de manutenção dos iates que virão atracar em nossa cidade”, ressalta o secretário Almir Júnior.

Pesca do Marlim – Hoje o sul da Bahia é o ponto de pesca número um do Brasil e Canavieiras é a única cidade brasileira a figurar entre os 10 melhores destinos de pesca oceânica/esportiva do mundo, classificados pela publicação internacional Billfish Report, uma das mais conceituadas do setor. A lista anual foi divulgada em janeiro de 2013 e a cidade continua sendo a preferida da elite da pesca esportiva do Marlim.

O Royal Charlotte é, na visão dos pescadores e especialistas, o maior e melhor banco de pesca de Marlim do mundo, por estar localizado próximo ao continente (cerca de 30 milhas). Entretanto, os pescadores dizem que a cerca de apenas 10 milhas da costa já é bastante frequente a presença do marlim e de outras espécies de peixes de bico.

O Torneio de Pesca Oceânica de Canavieiras - YCB-2014 é um evento esportivo dos  mais importantes na modalidade pesca livre, por ser bastante competitivo, além de proporcionar as participantes a desfrutar das grandes pescarias de peixes oceânicos e a confraternização entre os pescadores.

A comprovação da pescaria para computar a pontuação é feita em duas modalidades: liberado, por apresentação de filme durante a captura e por apresentação do peixe embarcado. Somente poderão ser embarcados peixe de bico (marlim azul, marlim branco, sailfish, dentre outros), a partir de 200 quilos.

Além da preocupação com a sustentabilidade, o Torneio de Pesca Oceânica de Canavieiras - YCB-2014 também se preocupa com a solidariedade, pois todos os peixes pescados são doados a instituições que trabalham com projetos comunitários na cidade.

Inovação - Em 2014, a Prefeitura de Canavieiras, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo e Bahiatursa, resolveu inovar por ocasião do Torneio de Pesca do Marlim, realizando o Festival Nacional do Marlim, no Sítio Histórico. O novo evento reuniu moradores e turista em torno da apresentação de bandas musicais de reconhecido sucesso regional e local.

Segundo o Prefeito Almir Melo o objetivo foi consolidar o Sítio Histórico de Canavieiras como um equipamento para a realização de múltiplos eventos, e nada melhor do que um evento do porte do Torneio de Pesca do Marlim. “Já virou rotina empresas nos procurarem para sediar empreendimentos fixos e promoções turísticas e esportivas. Por isso, solicitei um projeto de adequação para receber essas atividades”, informou o prefeito.